Dinâmica Territorial

 

 

 

 PROJETO INSTRUMENTAÇÃO GEOGRÁFICA,

EDUCAÇÃO ESPACIAL E DINÂMICA TERRITORIAL

1988 - 2013

 

20 ANOS DE MONITORAMENTO DO USO DO TERRITÓRIO ·DO DISTRITO FEDERALL DO BRASIL

 

O Projeto Instrumentação Geográfica, Educação Espacial e Dinâmica Territorial tem duas linhas básicas de atividade, caracterizadas brevemente a seguir:

Educação Cartográfica e Geográfica - A Geografia continua sendo a área do conhecimento que tem o compromisso de tornar o mundo e suas dinâmicas compreensíveis para a sociedade, dar explicações para as transformações territoriais e apontar soluções para uma melhor organização do espaço. É portanto, uma disciplina fundamental na formação da cidadania da população brasileira, que apresenta uma heterogeneidade singular na sua composição étnica, socioeconômica e na distribuição espacial. No nosso país, onde a questão da cidadania é geralmente limitada e mutilada, a situação do letramento geográfico, particularmente da educação espacial é emblemática e emergencial. Importante lembrar que a Escola na sociedade ainda é a segunda instituição responsável pelas várias relações sociais no universo das crianças e adolescentes, sem perder de vista a importância da família. Neste sentido, a cultura de espaço, ou seja, os conhecimentos cartográficos fundamentais que devem ser assimilados na idade escolar, que tem na sua essência possibilitar o estímulo às habilidades vísuais-espaciais e um entendimento e convívio mais próximo com a linguagem gráfica dos mapas são imprescindíveis para compor o conjunto de referências básicas que irão participar da formação das identidades de sujeitos sociais. Se tratando de um país como o Brasil, de dimensões continentais, plurirracial, com extensas paisagens geográficas, multicultural, com uma estrutura política complexa e diferentes níveis de transfomação e alteração territorial, a questão da educação cartográfica assume um papel estrutural e estratégico no planejamento e nas práticas educativas da nação. Tomando como premissa que só há ensino quando ocorre a intenção de aprendizagem, as nossas publicações se propõem a instrumentalizar o educador e a escola, principalmente auxiliando nas possibilidades de desenvolvimento de algumas temáticas como: orientação no território, localização geográfica, conceitos de escala, resolução e seletividade da informação espacial com produtos de Sensoriamento Remoto, possibilidades básicas de sistemas simbólicos, exemplos de projeções cartográficas e construção de visões do espaço do micro para a o macro e vice-versa. Não podemos perder de vista que um mapa não é o território, mas que nos produtos da cartografia estão as melhores possibilidades de representação e leitura da história do espaço e das referências territoriais dos seres humanos. Neste sentido, o aprofundamento da discussão da precariedade da educação espacial e dos seus desdobramentos na sociedade brasileira e em particular, no sistema educacional precisa ser realizado.

Dinâmica Territorial -· A expansão das periferias urbanas e o consequênte “inchaço” dos espaços é sem dúvida, um dos processos mais evidentes na maioria das cidades de médio e grande porte, tomando dimensões variadas a partir de mecanismos econômicos, políticos e sociais que operam no mesmo. Por outro lado, as demandas para a compreensão e resolução das complexas questões da dinâmica da sociedade são crescentes e a cartografia, o sensoriamento remoto, o monitoramento espacial e a modelagem gráfica constituem· instrumentos fundamentais para responder com propriedade e informar com mais seriedade: o que aconteceu, o que está acontecendo e o que pode acontecer com o território. Tomando como referência que Brasília é o território de “todos os brasileiros” e portanto, uma síntese do Brasil. As nossas pesquisas têm monitorado, representado e interpretado as suas estruturas espaciais, como um exemplo significativo da dinâmica territorial brasileira. A história espacial da evolução do conjunto urbano da capital do país, o desenvolvimento dos seus vetores de crescimento, as formas e os momentos da expansão da· sua mancha urbana até o momento atual e a projeção para o· futuro próximo, os distintos padrões de uso do território, assim como, os espaços com restrições fisiográficas para a ocupação urbana são eixos temáticos básicos investigados e representados nas linguagens, analógica e digital. Esse Projeto sintetiza quase duas décadas de pesquisas referentes à dinâmica territorial no Distrito Federal e na RIDE, constituindo uma referência básica para educação geográfica e urbanística, planejamento e gestão do território.

 

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